MARÉ DE AZAR

Engraçado, as vezes eu acho que felicidade completa não existe, ou que uma força mítica nos testa até nos nossos desejos mais íntimos.

Há dois posts atrás falei q eu consegui uma vaga de bolsista com o professor Ingo Sarlet. O que é uma honra, e mais, é tudo o que eu queria. Mas isso eu também já disse. O que é novo é que parece que isso me rendeu uma maré de azar daquelas de dar inveja ao Sofrenildo (famoso personagem que, como se deduz do nome, sofria muito em tudo).

Do início. Eu jogo num time de futebol amador, o Atlético Gaúcho, nada demais, de craque da bola eu passo tão longe quanto o Tiago Prado (ex-zagueiro gremista que primava pela total falta de capacidade técnica e inteligência para o jogo). Pois quando eu começo a jogar bem e achar meu espaço (período que levou, aproximadamente, um ano), na véspera da semi-final do torneio que disputávamos, eu torço o pé em um amistoso. Lance bobo, quando fui tirar o pé de uma dividida para não me machucar e acabei me machucando. Podem me dar o troféu abacaxi que eu mereço. Isso foi pouco antes da reunião que definiria quem seriam os bolsistas, mas após a entrega de toda a papelada.

Bom, indo para tal reunião, mancando tal qual um grilo com câimbras, piso eu uma falha na laje da rua e torço o mesmo pé, na verdade pioro a situação dele. Mas segui em frente, persistente, guerreiro. Na reunião descubro que serei bolsista, beleza, mas teria que fazer um projeto, ou seja, praia nem pensar.

Lesões a parte o pior ainda estava por vir, eu quase morri. Bom samaritano que sou fui levar minha irmã para o plantão em Cachoeirinha (meia hora de viagem), SÁBADO ÀS 6H DA MANHÃ. Fala sério, eu sou um anjo. Pois não é que, já quase em casa, em me acidento de carro. Em um cruzamento meu micro carro resolveu bater em uma FORD RANGER, daquelas antiga, de aço e a toda a velocidade. Proporcionalmente poderíamos dizer que foi um poodle atacando um pitbull. Eu errei, pois a preferencial era dele, mas o cara também andava em torno de 120Km/h, se ele estivesse andando bonitinho nada teria acontecido. Bom, cometi um leve deslise e quase paguei com a vida, meu carro deu perda total, vou pagar só com o bolso então, pois ninguém se machucou, graças à Deus.

Bom, no ano novo fui a praia, entusiasmado para dar um novo ânimo a minha vida social que no último ano estava meio-completamente apagada. Decidi ir com os amigos, namorada, prima, mães, avós, cachorros, gatos, papagaios e tudo mais que aparecesse na frente para o tal do Cozumel. O ingresso era 40 pila, ai eu disse: “ah, amanhã nós compramos”. No outro dia descobrimos que era 50 pila agora, mas nos disseram que disso não passava. Ai eu disse, de novo: “ah, amanhã nós compramos”. No outro dia era 60 pila e pelo bem de nossos bolsos e integridade moral resolvemos não ir. Passei o ano novo perambulando de bar em bar e acabei na beira da praia.

Voltando a Porto Alegre resolvo promover minha volta aos gramados, afina, já faziam dois meses da primeira torção. Juro que eu estava jogando bem, mas pouco depois da metade do jogo, eu torço o pé mais uma vez. SOZINHO DE NOVO, ALIAS, MAIS SOZINHO QUE DA OUTRA VEZ. E dessa vez ainda lesionei os ligamentos. Três semanas de tala (que estão quase acabando) e fisioterapia (não sei quanto tempo).

Mas não pense que para ai. Quando fui no posto médico, proto para usar a minha UNIMED, novinha, descubro que estou em “período de carência”, o que quer dizer que eu só posso ficar doente ou algo assim a partir de fevereiro. Logo, gastei mais de 200 pila em consultas médicas e medicamentos.

Em resumo: desde que surgiu esse esquema de bolsista eu só me fodo, mas eu sou brasileiro e não desisto nunca (risos). É o que eu quero e não tem força da natureza alguma que me faça desistir.

Bom, se eu demorar e escrever se preocupem, posso ter tido algum acidente sério.





MEU BLOG

Eu criei esse blog para ser um blog científico, que tratasse das questões políticas e de direito, sobretudo as questões de propriedade intelectual (PI). No seu percurso eu fui vendo a diversidade de assuntos que eu poderia e gostaria de tratar e tenho me afastado um pouco da questão PI.

Não me arrependo, há tantos assuntos interessantes e polêmicos para serem tratados que é bobagem ficar me bitolando em apenas um. Porém, devo escrever um pouco mais sobre ele, pois tenho escrito quase nada.

Na questão temática vou passar a falar um pouco mais da minha pessoa, tornar o blog menos científico e um pouco mais pessoal, nada de filosofias baratas, algo bem objetivo para que meus amigos acompanhem meus passos e os interessados também.

Quero mudar esta interface também, não ela em si, mas quero adicionar links interessantes, como de tribunais, justiças, páginas jurídicas e outros blogs da área, até mesmo alguns que acho interessante. Também pretendo colocar os textos produzidos por mim que considero melhores e posts dignos de nota.

Reafirmo meu interesse em colaboração, juristas e estudante interessados em publicar algo é só entrar em contato comigo pelo e-mail lsgutierrez@terra.com.br.

Os posts com essas alterações devem ficar mais freqüentes, então, fiquem atentos.





Voltei

Sei que ando afastado do blog, não sei se alguém sentiu minha falta, mas estou de volta.

Os últimos tempos foram complicados para mim, provas na faculdade, concursos e elaboração de projetos de pesquisa, além das festas de fim de ano e de uma temporada na praia. Foram por estes motivos que me afastei, mas como diz a música, “voltei e voltei para ficar”.

Esse ano vai ser muito importante para mim, decisivo. É meu último ano de faculdade, depois dele passarei de bolsista/estagiário a desempregado, provavelmente. Logo, tenho que usar este ano para encaminhar o meu futuro.

Bolsista? Isso mesmo. No final do ano passado o Profº. Dr. Ingo Wolfgang Sarlet abriu edital para três linhas de pesquisa, no caso, três vagas para bolsistas. Bom, fui selecionado. As linhas de pesquisa giram em torno dos direitos e garantias fundamentais. Na que estou diretamente atuando, se pesquisa a questão das ações afirmativas e do direito à educação.

Junto com a bolsa eu recebo algumas incumbências: participar do salão de iniciação científica e do grupo de estudos do professor Ingo. Mas isso não encaro como um ônus, mas sim como um prazer, um adicional.

Meu projeto para o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) está praticamente pronto, faltam apenas pequenos detalhes. Minha orientadora, Profª. Clarice Sohgën, quer que eu participe do grupo de estudos dela, farei-o com o maior prazer, também.

Fora isso, tem o grupo do qual eu regularmente participo, o NPIPUCRS (Núcleo de Propriedade Intelectual da PUCRS), comandado magnificamente pelos professores Juarez Freitas e Helenara B. Avancini e pelo advogado Milton Leão.

Meu sonho é ser professor, isso já disse algumas vezes, espero que no decorrer desse ano possa mostrar meu valor aos acima citados e a outros professores que vier a conhecer para quem sabe conseguir de imediato a realização do meu sonho. Isso é muito improvável que aconteça, mas, como diz outra música, “sonhar não custa nada”.

Como esperar o improvável não combina comigo, tratarei de começar meus estudos para a prova da OAB e para concursos que caiam direito. Mais para o final do ano começo a pensar nos procedimentos para mestrado e pós-graduação. Que, com certeza, farei.

Ademais, me matriculei no inglês. Estava na hora de aprender totalmente uma língua nova. Também fui coroado com a minha terceira entorce no pé direito nos últimos dois meses. Cá estou com muletas, tala e vários livros para ler.

Bom, em breve estarei aqui falando um pouco sobre as ações afirmativas. Grande abraço aos meus leitores.